Voodun século XXI O canal pioneiro, religioso, cuja vertente e filosofia, mesmo que diferente, tem a proposta de acolher o novo SER pensante. Debater e trazer a tona, inúmeras reflexões, dúvidas e questionamentos. Vem com a gente - VOODUN SÉCULO XXI.
MINHA TATARANETA.... AEEEEEEEEEEEEEEEEEE......Mª Cecília...lindaaaaaaa!
MINHA TATARANETA.... AEEEEEEEEE
PRIMEIRA NETA DA DONÉ DEDEIA
PRIMEIRA BISNETA DA IyaAhonovi
PRIMEIRA NETA DE NOSSA DOGÃ MARINETE.
FELICIDADESSSSSSS À TODOS OS MEUS.
PRIMEIRA NETA DA DONÉ DEDEIA
PRIMEIRA BISNETA DA IyaAhonovi
PRIMEIRA NETA DE NOSSA DOGÃ MARINETE.
FELICIDADESSSSSSS À TODOS OS MEUS.
AS 12 LEIS UNIVERSAIS | MUDE A SUA VIDA PARA SEMPRE
Precisamos aprender a crescer e evoluir, o momento chama a todos, reste atenção!
Donè Togbocì.
* Aprenda e leve aos seus e viva uma vida -plena.
Voodun século XXI – PORQUE TUDO DEMORA A PASSAR?
Voodun século XXI – PORQUE TUDO DEMORA A PASSAR
Quando nada vai ?bem - O que fazer?
Quando nada vai ?bem - O que fazer?
Porque tudo demora a
passar?
Porque o que eu peço
não se realiza?
Tudo é tão injusto!
Vem com a gente evamos ver.
Vodou – Vodoun – Vodum – Voodoo – Voudun – Vodu – Vudu – Hoodoo...
Afinal vamos entender um pouquinhyo.
A palavra Vodou é de origem Ewe/Fon e significa força divina, espírito, força espiritual. É usada pelo povo do oeste da África para designar os deuses e ancestrais divinizados.
No século XVIII o rei Agajá consolidou as crenças de vários clãs e aldeias, formando um “sistema espiritual dos Voduns”. Isso gerou uma enorme variação do termo, devido a quantidade de dialetos usados por esses clãs e aldeias, que somado a influência francesa, passaram a falar como entendiam.
Essa diversificação fonética dá-se também por conta dos idiomas de pesquisadores que “invadiram” a África, em busca de conhecimento sobre o Vodou. No Brasil, por exemplo, usamos o fonema Vodum.
A palavra Hoodoo não é uma variante de Vodou. O Hoodoo é uma sociedade haitiana similar as que existem no Benin (Sociedade do Bo) e Ghana (Sociedade Jou-Jou), onde pessoas são preparadas para ler oráculos e fazer fórmulas mágicas usando elementos da flora, da fauna e do mineral.
Como sou brasileira usarei daqui por diante o termo “Vodum”.
Quando foi estabelecido o grande reino de Dahomey, lá não existia o culto de Voduns. Nessa época, o atual rei sentia a necessidade de uma assistência espiritual que o ajudasse a combater os problemas que o atormentava. Mandou chamar um bokono (adivinho) e pediu que esse consultasse os oráculos.
A conselho dos oráculos mandou vir de diversas regiões os Voduns e construiu seus templos. Com isso Dahomey passou a sitiar diversos clãs e aldeias de Voduns. Anos mais tarde, o rei Agajá fez a consolidação, como já foi dito.
No período da escravidão, muitos daomeanos foram levados para o novo mundo e com eles a cultura e o culto dos Voduns.
Os Voduns cultuados no Brasil são originário da África, sua práticas e tradições se mantiveram intacta como era no Dahomey (atual Benin) desde o começo dos tempos.
A nação Jeje sofreu por alguns anos uma queda em seus cultos, devido a falta de informações. Os mais antigos preferiram levar para o túmulo seus conhecimentos a passá-los aos que poderiam perpetuar os Voduns no Brasil.
Dos filhos de Jeje que ficaram perdidos, sem conhecimento sobre Voduns, uns mudaram de nação e outros resolveram investigar, buscar, pesquisar suas origens e levantar a bandeira da nação. Hoje, graças a essas pessoas, a nação Jeje voltou a crescer e a seguir a cultura que foi deixada pelos escravos. Hoje, encontramos kwes e pessoas que realmente sabem o Culto dos Voduns, esses aprenderam na “própria carne” a passar seus conhecimentos e não deixar que nossa nação venha a sofrer novos abalos ou quedas. Com a proliferação de estudos e pesquisas sobre os Voduns, alguns dos mais velhos que ainda estão vivos resolveram colaborar e nos passar alguns conhecimentos.
A primeira coisa que os adeptos do Jeje devem aprender é a diferença entre Voduns e Orixás, (esse assunto vocês encontram no tópico Jeje África). Vodum é Vodum, Orixá é Orixá; Oya não é Vodum Jô. Aziri não é Oxum, Naetê não é Yemanja, etc.
Assim como na África, também fazemos Orixás dentro dos templos de Vodum, mas isso não os transforma em Voduns, eles são considerados deuses estrangeiros, aceitos em nossos templos. Esses Orixás são tão respeitados e venerados quanto os Voduns. Não existe discriminação nenhuma em relação aos dois deuses (Voduns/Orixás). Em templos de Orixás, também encontramos Voduns feitos, a única diferença é que no Jeje, não mudamos os nomes dos Orixás. Para nós Oya, Yansã são conhecida exatamente como Oya, Yansã. Já os Voduns em templos de Orixás mudam de nome, por exemplo, Vodum Dan/Bessen recebe o nome de Oxumarê, Sakpata recebe o nome de Omolu, etc. Esse diferença também é registrada na Nigéria, então, não é “coisa de brasileiro”.
Falar sobre os Voduns é uma tarefa de muita responsabilidade. No caso de minha falecida Iya Te mi foi o resultado de 30 anos vividos dentro do culto, somado as minhas pesquisas e estudos.
Os Voduns são agrupados por famílias; Savaluno, Dambirá, Davice, Hevioso; que se subdividem em linhagens.
A sociedade daomeana é patrilinear e polígena, isto é, dá-se por linha paterna; o homem é casado com diversas mulheres. A sociedade organiza-se em sibs, grupos de irmãos que têm a mesma mãe e o mesmo pai, sem base territorial própria e subdividem-se em famílias.
No Brasil, as casas de santo cultuam todas as famílias, porém, os Voduns são interligados entre si com comportamentos, costumes, gostos e atitudes sempre gerados pelo ancestral ou chefe de da casa.
Em minhas pesquisas encontrei mais de 450 Voduns; alguns cultuados no Brasil outros não. Acredito que com esse resgate poderemos ampliar nossos cultos e voltar a reverenciar Voduns, que tinham desaparecido devido a falta de informações, assim como admitir em nossos templos esses Voduns encontrados.
O Brasil herdou vastos panteões de divindades que ficaram regionalizados de maneira que somente alguns Voduns tiveram domínio nacional.
Comprovem!…
Averekete
Na síntese, Averekete seria filho de Naete e vodun Hou, e compõe o panteão dos voduns do oceano, tendo a função de preservar a vida marinha. Segundo os ìtàns, Averekete vivia nos céus juntamente com sua irmã Ágbè (Abê), Averekete em forma de pássaro e Ágbè em forma de estrela. Ambos foram morar no mar, Averekete em forma de pássaro marinho e Ágbè em forma de estrela do mar.
Mora na zona de arrebentação das ondas, juntamente com Togbosy, uma de suas irmãs.
Faz parte da família Kevioso e tanto é cultuado na Fogueira dos Kaviunos (fogueira de Zogbo) quanto nas festas das águas(gozin) e agrados aos voduns do mar.
É quente e agitado e segundo as lendas sempre rouba as chaves das riquezas do mar de sua mãe Naete para dar os outros aos seres humanos. Representa a prosperidade, a abundância, o sustento. Seria o responsável pela comunicação entre os voduns marinhos com os seres humanos, trazendo recados, levando oferendas, etc.
Tem como símbolos a vara de pescar, o remo e a rede. É um grande pescador, protetor daqueles que dependem do mar para seu sustento, sendo responsável pela fartura e pelo êxito em pescarias. Castiga aqueles que sujam o oceano, junto com Togbosy, perseguindo também os que fazem uso da pesca predatória.
Vive em eterno atrito com Erzulie, sua irmã mais velha pois, segundo o mesmo, humanos podem viver na terra e fazer uso das riquezas que o mar oferece, indo contra o pensamento de sua irmã, que insiste em levar a humanidade para o oceano, sendo causadora de Tsunamis e Afogamentos.
É confundido com Òlóògúnèdé do culto iorubá, porém nada possui em comum com o mesmo, apenas o fato de ambos terem como cor o azul e o amarelo. Averekete é jovem e arredio, sendo um dos filhos mais queridos de Naete.
Gosta de peixes, doces e frutas. Sua saudação é Aho gbo gboy Averekete!
Obs: à saber que, cada Voodun tem sua própria saudação, A ho gbo gboy é universal , para saudar todos os Voouns em nome do Rei(Ho) – Gbsen.
Rota da sua vida!
Ninguém é dono da sua felicidade, por
isso não entregue a sua alegria, a sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém,
absolutamente ninguém.
Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.
A razão de ser da sua vida é você mesmo.
A sua paz interior deve ser a sua meta de vida; quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda falta algo, mesmo tendo tudo, remeta o seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe dentro de si.
Pare de procurar a sua felicidade cada dia mais longe.
Não tenha objetivos longe demais das suas mãos, abrace aqueles que estão ao seu alcance hoje.
Se está desesperado devido a problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busque no seu interior a resposta para se acalmar, você é reflexo do que pensa diariamente.
Pare de pensar mal de si mesmo, e seja o seu próprio melhor amigo, sempre.
Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar.
Então abra um sorriso de aprovação para o mundo, que tem o melhor para lhe oferecer.
Com um sorriso, as pessoas terão melhor impressão sua, e você estará afirmando para si mesmo, que está "pronto"para ser feliz.
Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.
Pare de esperar que a felicidade chegue sem trabalho.
Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.
Agradeça tudo aquilo que está na sua vida, neste momento, incluindo nessa gratidão, a dor.
A nossa compreensão do universo ainda é muito pequena, para julgarmos o que quer que seja na nossa vida.
Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.
A razão de ser da sua vida é você mesmo.
A sua paz interior deve ser a sua meta de vida; quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda falta algo, mesmo tendo tudo, remeta o seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe dentro de si.
Pare de procurar a sua felicidade cada dia mais longe.
Não tenha objetivos longe demais das suas mãos, abrace aqueles que estão ao seu alcance hoje.
Se está desesperado devido a problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busque no seu interior a resposta para se acalmar, você é reflexo do que pensa diariamente.
Pare de pensar mal de si mesmo, e seja o seu próprio melhor amigo, sempre.
Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar.
Então abra um sorriso de aprovação para o mundo, que tem o melhor para lhe oferecer.
Com um sorriso, as pessoas terão melhor impressão sua, e você estará afirmando para si mesmo, que está "pronto"para ser feliz.
Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.
Pare de esperar que a felicidade chegue sem trabalho.
Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.
Agradeça tudo aquilo que está na sua vida, neste momento, incluindo nessa gratidão, a dor.
A nossa compreensão do universo ainda é muito pequena, para julgarmos o que quer que seja na nossa vida.
(Aut:Paulo Roberto
Gaefke).
INTRODUÇÃO A UM PENSAMENTO NECESSÁRIO PARA O BEM VIVER E
AUTO-CONHECIMENTO.
“ A frequência que você vibra, determina como
você está, é o que irá manifestar em sua vida. Fatíssimo!”
Quando você se
conscientizar de que, sob certos parâmetros, que é UM SER ilimitado em um
UNIVERSO ABUNDANTE, passará a criar abundância ao invés de escassez, harmonia
ao invés de conflitos e disputas (Profª Elaine Ourives).
A Física ensina e a nossa
Religião também, tem conhecimento e meios para ensinar a trabalhar com
técnicas, na religião com abundantes conhecimentos e ferramentas, como
instrumentos, métodos e estratégias para maximizar o poder que já existe em sua
mente, reforçando a realização de tudo o que deseja, seja no lado financeiro,
pessoal, espiritual, emocional.
O foco, a libertação de
memórias que escravizam, o perdão incondicional, a fé no CRIADOR, a leveza da
alma, a libertação de peso desnecessários e muito mais, são as grandes forças
em nossa religião e hoje a Quântica admite isso cientificamente, é necessário
utilizar todos os instrumentos ao nosso alcance, para exatamente, ELIMINAR
essas doenças emocionais (tudo que te impede, seja lá o que for), para fluir
uma nova realidade em qualquer setor de nossas vidas, assim você cria realidade
que VOCÊ QUISER.
Donè Togbocì Cristina TErzulie.
VOODUN SÉCULO XXI – VOODOUN X HO’OPONOPONO.
Pioneiro em colocar para o
mundo, o SER pensante e participativo.
O canal pioneiro,
religioso, cuja vertente e filosofia, mesmo que diferente, tem a proposta de
acolher o novo SER pensante. Debater e trazer a tona, inúmeras reflexões,
dúvidas e questionamentos.
Vem com a gente - VOODUN
SÉCULO XXI.
A frequência que você vibra, determina como
você está, é o que irá manifestar em sua vida. Fatíssimo!
O perdão é o alicerce para construção de uma realidade vitoriosa
e harmônica. O perdão é luz, é cura. Curar a sua vida, do sentimento mais
difícil, que é conceder o perdão, é liberar-se do passado, porque a vida
acontece aqui no presente. Se você não sai do passado, não libera o fluxo de
energia para viver o aqui e o agora.
Para o universo não existe passado, só existe tempo presente.
Saia da energia que lhe prende ao passado, deixe a vida fluir a seu favor.
Perdoar é deixar de se importar com o que já foi, é não sentir mais dor. Não
precisa conviver com fatos e pessoas que não inspiram bem-estar, apenas tenha
compaixão de quem ainda não despertou para uma consciência elevada.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“...metade
de mim é amor
e a outra metade também...”
e a outra metade também...”
(Oswaldo Montenegro)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nosso site- Sejam bem
vindos!
NOVIDADES EM BREVE:
1º LIVRO SOBRE VOOODUN X PENSAMETOS QUÂNTICOS –
INTRODUÇÃO.
Disponibilizamos:
Matérias sobre Voodun – Matérias
de minha saudosa Mãe Jurema de Aveji Dà
e minhas, tipo:
Simbologia das
coisas(materiais que utilizamos)- Aut: Ambas.
Dicionário portuguesx Fon
(Já pronto)- Aut: Togbocì Cristina.
Ebós básicos e banhos
básicos – para qualquer pessoa poder utilizar como auxilio – Aut: Ambas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inúmeras pesquisas e
diversos assuntos inerentes à Banhos, cabeça, Ebós,Voodun no geral e muito
mais.
Jogo de búzio? Entrem em
contato – O que estiver no meu alcance e dos meus, estaremos à disposição.
Material, informações e/ou
marcação para dúvidas ou atendimentos, envie um sms para o número abaixo ou
deixe uma mensagem no mensenger.
SMS: RJ: 021-996068606.
VOODUN SÉCULO XXI – GRATIDÃO.
Pioneiro em colocar para o
mundo, o SER pensante e participativo.
O canal pioneiro,
religioso, cuja vertente e filosofia, mesmo que diferente, tem a proposta de
acolher o novo SER pensante. Debater e trazer a tona, inúmeras reflexões,
dúvidas e questionamentos.
Vem com a gente - VOODUN
SÉCULO XXI.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“...metade de mim é AMOR
E a outra metade também...”
(Oswaldo Montenegro)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nosso site- Sejam bem
vindos!
Disponibilizamos:
Matérias sobre Voodun – Matérias
de minha saudosa Mãe Jurema de Aveji Dà
e minhas.
Inúmeras pesquisas e
diversos assuntos inerentes à Banhos, cabeça, Ebós,Voodun no geral e muito
mais.
Jogo de búzio? Entrem em
contato – O que estiver no meu alcance e dos meus, estaremos à disposição.
Material, informações e/ou
marcação para dúvidas ou atendimentos, envie um sms para o número abaixo ou
deixe uma mensagem no mensenger.
SMS: RJ: 021-996068606.
https://youtu.be/37RGyveteOs
Voodun século XXI – INSATISFAÇÃO.
INSATISFEITO COM A SUA VIDA, COM O QUE?
“...Porque nem sempre
o que queremos nos faz bem.
Foi preciso sentir dor, para que
eu aprendesse com as lágrimas.
Foi necessário o riso, para que
eu não me enclausurasse com o tempo.
Foram precisas as pedras, para que
eu construísse meu caminho...”
Voodun século XXI – INSATISFAÇÃO.
INSATISFEITO COM A SUA VIDA, COM O QUE?
“...Porque nem sempre
o que queremos nos faz bem.
Foi preciso sentir dor, para que
eu aprendesse com as lágrimas.
Foi necessário o riso, para que
eu não me enclausurasse com o tempo.
Foram precisas as pedras, para que
eu construísse meu caminho...”
Assinar:
Postagens (Atom)